O iLAB gera fotografias em alta resolução, na faixa do visível com gerenciamento de cores, infravermelho, infravermelho falsa cor, fluorescência de ultravioleta, imagens radiográficas, estudo colorimétrico aplicado e digitalização em alta resolução de filmes fotográficos e materiais opacos. É também atividade do Laboratório a realização do tratamento digital das imagens através de softwares específicos e também realizar a organização de imagens digitais através de softwares com alta capacidade de catalogação e que permita a inclusão de metadados. Toda a documentação pode ser gerada em formato digital e em formato impresso, ambos com controle cromático através de ferramentas de gerenciamento de cores.

INÍCIO TÉRMINOTÍTULOCOORDENADOR
2015 ~Concrete Art in Brazil - The Material of Form: Industrialism and Latin American Avant-Garde.Luiz Antônio Cruz Souza
2014~Caracterização e mapeamento de douramentos em capelas e igrejas em Minas Gerais nos períodos Barroco e Rococó: contribuição aos estudos de proveniência e autenticidade de bens culturais mineiros. Alessandra Rosado
2014~O acervo em marfim luso-afro-oriental no Brasil: pesquisa introdutória nos acervos de Minas Gerais.Yacy-Ara Froner
2014~A materialidade dos documentos pintados: entre a História e a Preservação.Márcia Almada
20132015 Sistema de informação: protocolos de gestão em Conservação Preventiva de acervos de arte contemporânea.Yacy-Ara Froner
2013
~Bustos Relicários de Mestre Aleijadinho: Estudo Técnico-Científico de Obras Completas e Inacabadas como Elementos de Caracterização da Técnica e Materiais do Artista.Luiz Antônio Cruz Souza
2012
~Protocolos de preservação: acervos científicos arqueológicos cerâmicos.Yacy-Ara Froner
20082009Análise Científica da pintura atribuída a Nicolas Poussin do MASP, S.P.Luiz Antonio Cruz Sousa