A partir do ano de 2012, por meio de um Projeto de Extensão que integra as ações da PROEX-UFMG (Pró-Reitoria de Extensão), o Prof. Alexandre Cruz Leão (Prof. de Fotografia do Depto de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA) oferece consultorias gratuitas na área de Imagem Digital, abrangendo fotografia, digitalização, gerenciamento de cores e Documentação Científica por Imagem de Bens Culturais, de forma aberta à comunidade, tanto interna quanto externa à UFMG. Este atendimento é ofertado para amadores e profissionais.

É oferecido atendimento que variam de informações básicas sobre fotografia até informações técnicas avançadas sobre Documentação Científica por Imagem como Fotografia Digital em alta resolução, gerenciamento de cores para imagens digitais, fotografia no infravermelho, fotografia infravermelha falsa cor, fotografia de fluorescência de ultravioleta, Imagens radiográficas de bens culturais, estudo colorimétrico aplicado, digitalização em alta resolução de fotografias em filme, digitalização em alta resolução de materiais opacos, especificação e operação de equipamentos de fotografia digital e especificação e operação de equipamentos de gerenciamento de cores.

O Professor Alexandre Leão é Coordenador do iLAB (Laboratório de Documentação Científica por Imagem) que fica na Escola de Belas Artes, sendo também parceiro do LACICOR (Laboratório de Ciência da Conservação), do NPDI (Núcleo de Processamento Digital de Imagens), do CECOR (Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis); tem graduação em Engenharia Mecânica e Mestrado e Doutorado em Artes com ênfase na área de Tecnologia da Imagem.

Nome do Projeto: Orientação Gratuita sobre Documentação Científica por Imagem de Bens Culturais.

Contato e agendamento:  Matheus Cardoso

Dia e Horário dos atendimentos: A confirmar para o primeiro semestre de 2018(mediante agendamento)

E-mail: consultoriafotografia@gmail.com

Telefone: +55 (31) 3409-5386