Projeto

O projeto AcervoF teve início em 2010 e atualmente é coordenado pelos professores Alexandre Leão e Paulo Baptista, da Escola de Belas Artes da UFMG.

Por meio do recolhimento, catalogação, guarda e exposição de equipamentos fotográficos, provenientes de doações institucionais ou de arquivos particulares, o projeto amplia as possibilidades de resgatar e fortalecer a história técnica da fotografia, destacando a importância de se manter a memória dos meios de produção de imagens.

O conjunto organizado pelo AcervoF contempla aspectos de organização do acervo existente, aquisição de novas peças por meio de campanhas de doação, seleção, identificação e pesquisa histórica das câmeras e acessórios, além de  intervenções de conservação, guarda de acervo e construção de documentação. 

Futuramente, o projeto estará acessível à comunidade interna e externa à UFMG para visitações por meio de parcerias e agendamento com escolas públicas e privadas, e para pesquisa e desenvolvimento científico.

É muito importante destacar que os equipamentos fotográficos que recebemos e que serão ainda doados não precisam se encontrar em perfeito funcionamento, nem mesmo em embalagens originais.

Contato e agendamento: Claudia Lima e Thalita Braga

E-mail: acervof.ufmg@gmail.com

Vídeo sobre o projeto apresentado na 29° Semana do Conhecimento da UFMG